As confusões geradas em condomínios pelo aumento de recebimento de mercadorias na pandemia
A pandemia anabolizou entregas delivery em condomínios e esse hábito veio para ficar, mesmo com o arrefecimento da doença que quase paralisou o mundo. De uma hora para outra, o volume de recebíveis nas portarias aumentou consideravelmente, mas a estrutura dos prédios continuou a mesma.
O resultado, é que em alguns condomínios a bagunça com mercadorias recebidas está gerando muita dor de cabeça para porteiros e moradores.
Quando identifiquei essa nova problemática em condomínios, resolvi realizar pesquisa que perdurou por seis meses. Esse diagnóstico é importante para o setor e passarei a mostrar o resultado na prática do dia a dia de edifícios em relação ao acúmulo de encomendas recebidas diariamente:
-geralmente, as guaritas são de tamanho reduzido, e por falta de local específico para guarda de recebíveis, o ambiente de trabalho dos porteiros acabou virando guarda volumes. Como não existem prateleiras, as mercadorias são amontoadas no chão.
-as portas das guaritas passaram a ser abertas inúmeras vezes ao dia, pois porteiros precisam receber as mercadorias na ausência dos moradores. Isso provoca sensível diminuição da segurança dos prédios. Para evitar o famigerado arrastão, o ideal é que as portas das guaritas permaneçam fechadas o maior tempo possível.
-muita reclamação em relação a sumiço ou dano de mercadorias.
-encontrei, ainda, extravio de mercadorias que foram entregues de forma equivocada a morador.
-alguns condomínios, para evitar que o porteiro saia da guarita, colocaram banqueta no interior da clausura de pedestres para apoiar mercadorias entregues. Com isso, o local de passagem de pedestres acaba compartilhando espaço com produtos encomendados pelos moradores, gerando, assim, ambiente favorável a furtos e extravio, sem contar o aspecto visual da entrada do condomínio, nada agradável.
-outro detalhe apontado em nosso trabalho de pesquisa, foi que o porteiro dedica bom tempo de seu trabalho ao recebimento de mercadorias e à devida guarda dos mesmos. Mas o serviço não para por aí. Ainda cabe ao colaborador avisar os moradores sobre a chegada das encomendas. Por último, promover a entrega do recebível mediante assinatura de protocolo, isso por questões de segurança.
A conclusão, é que os moradores gostaram da facilidade de comprar pela internet, mas não estão o tempo todo no condomínio para retirar a encomenda na portaria.
Ficou fartamente evidenciado, que o trabalho das portarias aumentou sobejamente, mas muitos condomínios não se adaptaram à nova realidade; as condições de serviço continuam as mesmas. Com essa matemática, era previsível que problemas iriam acontecer.
Em outro artigo vou mostrar as estratégias que síndicos devem implementar no condomínio para atender a nova demanda de recebíveis de forma ágil, segura e sem burocracia.