Recentemente, ministrei palestra para síndicos; no módulo onde mostro como escolher fornecedores de serviços sem ter dor de cabeça no futuro, fiz, inicialmente, a seguinte pergunta:
“Ao solicitar os três orçamentos, o que você busca como diferencial para efetivar a contratação?”
Rapidamente, um síndico levantou a mão e deu a seguinte resposta:
“Eu zelo pelo dinheiro do meu prédio, por isso, busco por 4 qualidades: bom, bonito, barato e que faça o serviço rápido”.
Alguns participantes deram gargalhadas e pude ouvir várias pessoas dizendo a seguinte frase:
“Poxa, esse é o sonho de todo administrador condominial”.
Mas será mesmo que isso é verdade?
Tenho absoluta certeza que não!!!
Somente “comprador” com pouca experiência em administração busca fornecedor que consiga reunir preço baixo, serviço de alta qualidade e bem feito e que ainda entregue o combinado no prazo desejado. Na prática, a realidade é bem diferente. Tem um ditado popular que diz:
“Quem paga mal, paga duas vezes”.
A verdade, é que quando o síndico contrata mal um prestador de serviço, as consequências podem ser danosas para a coletividade e, principalmente, para quem assinou o pagamento, pois a responsabilidade sobre eventuais danos e prejuízos oriundos da péssima contratação recairá sobre quem contratou.
Voltando à palestra que ministrei no mês passado, fiz uma colocação capciosa aos participantes:
“Em relação ao bom, bonito, barato e rápido, quero que você escolha apenas 3 desses requisitos ao efetivar a contratação de um fornecer”.
Um dos presentes comentou:
“Lordello, eu sempre escolho o bom, bonito e barato”.
Em seguida retruquei:
“Sem problema, você vai ter o bom, bonito e barato, mas o serviço a ser executado vai demorar 4 vezes o tempo que você deseja. E aí, você vai ficar satisfeito?”
Já outro síndico pediu a palavra e disse:
“Eu escolho o bom, barato e rápido”.
Nesse momento dei a seguinte explicação:
“Posso lhe garantir que o bom, barato e rápido não vai ser bonito”.
O silêncio tomou conta da plateia, mas outro administrador resolveu palpitar:
“Minha experiência diz que devemos optar pelo bom, bonito e rápido”.
Aí, minha conclusão foi óbvia:
“Qualquer serviço que seja bom, bonito e feito com rapidez, não vai ser barato, ou seja, não vai ser o orçamento que optou pelo menor preço”.
Para finalizar esse tema da minha palestra, deixei a seguinte conclusão reflexiva:
“Acabei de dar a vocês o panorama completo de como contratar um fornecedor para realizar serviço no prédio. Cabe a cada um decidir o que vai receber. Não existe mágica e nem milagre. O que é inadmissível aceitar de um administrador com tantas responsabilidades envolvidas, é que acredite ser possível encontrar prestador de serviço que consiga reunir no mesmo orçamento o bom, bonito, barato e rápido”.