Consumidores passaram a procurar imóveis mais baratos ou desistiram da compra após as alterações nas regras de financiamento da Caixa Econômica Federal
Por Redação Sonho do Primeiro Imóvel
A redução do limite de financiamento pela Caixa Econômica Federal para imóveis usados entrou em vigor em maio deste ano e já é possível sentir seus efeitos no mercado imobiliário. Segundo pesquisa realizada com a base de usuários do portal de anúncios VivaReal, as medidas alteraram, principalmente, o valor da entrada da compra. Por isso, 45% dos entrevistados tiveram que repensar o valor do imóvel e passaram a buscar opções mais baratas. Alguns consumidores foram ainda mais drásticos, 22% desistiram de procurar o imóvel ideal.
No entanto, 25% não alteraram o plano e continuam a buscar imóveis normalmente. “Existia uma expectativa do mercado de que as pessoas desistiriam da compra e migrariam para o aluguel e que, consequentemente, o preço para essa operação aumentaria. Contudo, o que percebemos é que as pessoas continuam em busca do sonho da casa própria, procurando primeiro algumas alternativas para realizá-lo”, comenta Lucas Vargas vice-presidente executivo do VivaReal.
Quando questionados sobre quais bancos consideravam para fazer o financiamento do imóvel, 80% optaram pela Caixa Econômica Federal, 32% pelo Banco do Brasil e apenas 23% pelo Itaú. “É muito importante que o consumidor analise pelo menos três propostas de financiamento de bancos diferentes antes de fechar o negócio. Essa análise é fundamental para encontrar o financiamento adequado para a realidade de cada comprador”, completa Vargas.