Por Redação Sonho do Primeiro Imóvel
Há algum tempo o tema sustentabilidade faz parte do dia a dia de diferentes segmentos produtivos. No setor imobiliário, por exemplo, as ações, além de levarem em consideração os cuidados com o meio ambiente, auxiliam na redução dos custos em unidades residenciais. No residencial Alphaville Dom Pedro 1, empreendimento residencial concebido pela Alphaville Urbanismo e localizado em Campinas (SP), uma das moradias, por exemplo, recebeu o selo LEED for Homes. O investimento para a obtenção da certificação, incluindo os diferenciais sustentáveis, foi da ordem de 5,4% do valor total da moradia. Os valores consolidados não foram divulgados.
De acordo com a diretora da LCP Engenharia & Construções – empresa responsável pelo projeto de obtenção do selo –, Lourdes Printes, com a iniciativa a moradia se tornou a primeira inteiramente sustentável da América Latina. A executiva conta que alguns dos atributos presentes na casa e que a fizeram ser premiada são o gerenciamento da drenagem das águas pluviais, torneiras de fechamento automático, paisagismo que privilegia espécies nativas, placas de aquecimento solar, uso de madeira certificada, medidor de CO2 e paredes estruturais com EPS.
Lourdes revela que o processo de obtenção do selo durou quatro meses e alguns aspectos devem ser observados. “O empreendimento deve cumprir pré-requisitos e obter créditos comprovando a adoção de práticas de sustentabilidade ambiental, de acordo com as recomendações em categorias como inovação e projeto, localização e transporte, implantação sustentável, gestão da água, eficiência energética, materiais sustentáveis, qualidade do ambiente interno e práticas sociais”, diz.
Além disso, continua a executiva, mudanças estruturais no imóvel também foram necessárias. “O projeto teve de ser bastante alterado, principalmente a espessura das paredes, que deve ser menor em relação ao convencional”, explica. Os resultados, porém, são imediatos. “ Em tempos de crise hídrica, o benefício que mais chama atenção em edificações que seguem diretrizes sustentáveis, como é o caso desta morada em Campinas, é a redução de até 60% no consumo de água a partir de mecanismos como coleta e tratamento das águas pluvial e cinzas – provenientes dos lavatórios, chuveiros e máquinas de lavar roupa – para reuso em bacias sanitárias, lavagem das áreas externas e irrigação do jardim, realizada por subgotejamento”, descreve.
Há outros benefícios. A diretora da LCP Engenharia relata que as vantagens vão além da questão da redução do consumo de água. “O projeto de irrigação também contempla o preparo do solo com elementos que aumentam a retenção da água, como a incorporação de substrato a base de fibra de coco e turfa e aplicação de gel retentor de água antes do plantio. “Aliado a isso está o paisagismo, que privilegia espécies nativas, demandando baixa manutenção, e a análise de gás radônio, que proporciona melhoria na qualidade do ar”, salienta.
O projeto de obtenção do selo LEED for Homes também contempla a instalação de equipamentos dimensionados. Na unidade do residencial Alphaville Dom Pedro foram aplicados exaustores para cozinha e banheiros, medidores de CO e fumaça, aparelhos de ar-condicionado, refrigeradores, lavadoras e secadoras de roupas com tecnologia “Inverter”. Outras melhorias incluíram instalação de brise nas janelas da face mais sujeita à insolação bem como a aplicação de película, luminária com lâmpadas do tipo LED e sistema de placas fotovoltaicas, que permite a produção de energia limpa e renovável e garante a geração de 70% da energia que é utilizada.
Há, ainda, sistema de aquecimento solar para as águas de banho, especificação de pisos e revestimentos produzidos da maneira sustentável e com utilização de material reciclado em sua composição e de madeiras certificadas pelo Forest Stewardship Council Brasil (FSC-BR).
Certificação e empreendimento
O LEED é um selo internacional de certificação e orientação ambiental, criado em 1998 pela USGBC para edificações sustentáveis utilizado no Brasil e em 150 países, principalmente em prédios comerciais, lojas, shoppings e residências. A versão residencial, LEED for Homes foi lançada em 2007.
O Alphaville D. Pedro 1, onde a casa está situada, foi lançado em 2004 e é mais um empreendimento da Alphaville Urbanismo. Ao todo, a companhia possui mais de 110 empreendimentos já lançados em 22 estados do Brasil e Distrito Federal, que representam mais de 76 milhões de m² urbanizados.
Fonte: Sonho do Primeiro Imóvel