A função do porteiro em qualquer condomínio, seja ele residencial ou comercial, é essencial para diversas atividades. É ele quem controla a entrada e a saída de pessoas e veículos, recebe as correspondências e as mercadorias, e nas capitais tem que se desdobrar ainda mais para receber os delivery’s de toda natureza. Portanto, ele se tornou uma figura das mais importantes e até mesmo imprescindível para o controle e prevenção do novo coronavírus.
Certo é que os porteiros tiveram as suas rotinas alteradas, pois lhe estão sendo exigidos cuidados extras para a segurança de todos:
- Devem manter a higiene frequente das mãos com água e sabão, usando desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Devem prezar a limpeza e desinfecção dos objetos e superfícies tocados com frequência (como as correspondências, encomendas, bancadas…);
- Devem usar máscaras continuamente para proteção individual e coletiva;
- E, por fim, devem manter os ambientes da portaria bem ventilados, com janelas e portas abertas.
Estes são alguns dos exemplos a serem observados pelos profissionais da Portaria.
Outro ponto a ser destacado, é a comunicação dos porteiros com os condôminos, que deve ser sempre gentil, orientando os moradores para que sejam evitadas atividades que promovam o contato físico principalmente neste momento delicado decorrente da crise sanitária, como por exemplo: o uso das áreas comuns, halls de entrada, academias, quadras esportivas, saunas, salões de festas, bem como devem passar os protocolos a serem seguidos a fim de evitar a propagação do vírus.
Assim, unidos ao importante trabalho desenvolvido pelos Porteiros no enfrentamento dessa pandemia, conseguiremos vencer!
Autora: Dra. Roselene de Souza Borges – Advogada, Sócia-fundadora da Rose Borges Advogados Associados, Especialista em Direito Imobiliário e Consultora Condominial em São Paulo e Minas Gerais.