Acidentes em elevadores podem ser evitados

Segurança, manutenção preventiva e gestão profissional são cruciais para evitar danos como os ocorridos no Rio de Janeiro, em julho

Nos últimos dias, o Rio de Janeiro e outras cidades do mundo, tiveram incidentes envolvendo danos em elevadores, que resultaram em mortes e ferimentos. Estes eventos trágicos ressaltam a necessidade de uma manutenção preventiva rigorosa e da gestão profissional em condomínios.

De acordo com o gestor de condomínios da APSA, Vítor José, a manutenção regular de elevadores é uma exigência legal e uma prática essencial para garantir a segurança de todos. “A APSA, líder em gestão de condomínios, reforça a importância de um plano de manutenção preventiva, realizado por profissionais qualificados. O Relatório de Inspeção Anual (RIA) é uma ferramenta fundamental nesse processo, assegurando que todas as normas de segurança sejam cumpridas. Todos os síndicos têm a obrigação de garantir que as necessidades de manutenção estejam atendidas prontamente, minimizando riscos e melhorando a segurança dos moradores, pois existe uma responsabilidade civil e criminal inerente à sindicância, seja ela feita por um morador ou por um profissional ou empresa contratada. Então, manutenção preditiva é assunto de primeira ordem. Defeitos não podem ocorrer, as peças têm que ser previamente trocadas com frequência”, reforça Vítor José.

Nos condomínios em que atua, a Apsa trabalha incansavelmente para garantir a segurança e o bem-estar dos moradores. “Reforçamos a importância da escolha de prestadores de serviços qualificados e mesmo para aqueles em que atuamos apenas como administradoras recomendamos sempre que todos os condomínios realizem inspeções regulares em seus sistemas de elevadores, verificando não apenas o funcionamento, mas também a conformidade com as normas técnicas e de segurança vigentes.

“Outro ponto que merece atenção é o treinamento em caso de pane em elevadores. Os itens que precisam fazer parte desse treinamento são: a segurança dos moradores e funcionários; resposta rápida e eficiente; maximização da eficiência dos serviços de emergência; redução de danos e riscos à saúde; conformidade com normas e regulamentos e promoção de consciência e prevenção. “Com relação a procedimentos de emergência, por exemplo, temos que ter orientações claras sobre como agir em diferentes cenários, como pane total, parada brusca ou situações envolvendo pessoas presas no elevador. A comunicação precisa envolver as instruções sobre como usar sistemas de comunicação interna ou externa do elevador para pedir ajuda e informar sobre a situação. No quesito segurança pessoal, existem diretrizes para manter a calma, evitar ações precipitadas que possam piorar a situação e garantir a segurança pessoal durante uma emergência. E por fim, ressalto a importância da cooperação com autoridades e técnicos de manutenção em situações mais complexas ou de longa duração”, ensina Vítor.

A realização de treinamentos eficazes sobre como agir em casos de pane em elevadores não apenas protege a segurança e o bem-estar dos moradores e funcionários, mas também demonstra o compromisso da administradora em garantir práticas seguras e eficientes no gerenciamento do condomínio. Essa preparação pode fazer a diferença entre uma situação controlada e uma emergência potencialmente perigosa.

——
Sobre a Apsa – Criada em 1931, a Apsa é referência e uma das maiores empresas do Brasil em soluções para o viver bem em propriedades urbanas. Líder no mercado nacional de administração de condomínios, conta com uma carteira de mais de 100 mil imóveis distribuídos em mais de 2,7 mil condomínios. Em locação, são cerca de 9 mil imóveis administrados. A Apsa também atua com compra e venda de imóveis. É a primeira administradora nacional digital, além de possuir rede de atendimento espalhada por várias capitais do país – Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza e Maceió.

Compartilhe este conteúdo:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Email
Comentários:

Social Media

Mais Artigos

Não perca

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba os melhores conteúdos.

Categorias

Baixe já o informativo!

Violência doméstica nos condomínios

Baixe já o informativo em pdf!

PET - COMO AGIR E INTERAGIR NA ÁREA COMUM DO CONDOMÍNIO.

Versão 1
Versão 2

Baixe já o informativo!

CONDOMÍNIOS E OS CUIDADOS NO FINAL DE ANO

Conteúdo grátis

Insira um email válido para receber materiais exclusivos

Receba nossas novidades!

Conteúdos exclusivos do setor condominial.

Fornecedores Planos

Você sabia que pode ter a sua marca junto aos nossos Fornecedores? Por apenas R$ 49,90 por mês, você agrega sua marca na nossa página de Fornecedores, sendo um ótimo espaço para você receber cotações e se aproximar dos seus clientes.

Você quer mais? Calma, aqui temos a solução perfeita para a sua empresa. Caso queria agregar a sua marca em nossa HOME. O que não faltam são opções: Banner Destaque, Banner Lateral Topo, Banner Central, Banner lateral e banner central rodapé.
Confira nossos planos:

Plano Básico - logo na página de fornecedores mais pagina de contato

⦁ Banner Destaque

⦁ Banner Lateral Topo

⦁ Banner Central

⦁ Banner lateral

⦁ Banner central rodapé

Faça parte da nossa rede de fornecedores e fique visível!

Regulamento

Regras

1 – Preencher o formulário de inscrição;

2 – Curtir a foto oficial na página da Editora Bonijuris e seguir os perfis da  @editorabonijuris e @universocondominio

3 – O sorteio será feito para todos os inscritos cadastrados nesse site e que cumprirem os requisitos da campanha.

4 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.

5 – Serão sorteados 3 kits, contendo em cada um deles, 7 livros da Editora Bonijuris.  

6 – Os sorteios e divulgação dos vencedores serão realizados em três dias seguidos (27/01, 28,/01 e 29/01 de 2021) no Instagram da @editorabonijuris. Em cada dia será sorteado 01 (hum) Kit.

7 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.

8 – A organização, representada pela @editorabonijuris, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.

9 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

Regulamento

Regras

1 – Preencher o formulário de inscrição na página https://www.universocondominio.com.br/promocao-fit-anywhere/ .
2 – Curtir a foto oficial nas páginas Universo Condomínio, Fit Anywhere e Karpat Advogados (não eliminatório).
3 – O síndico que cadastrar seu condomínio autoriza a criação de uma conta com os dados do condomínio no aplicativo FIT ANYWHERE, pelo prazo de 12 meses, sem custo algum ao condomínio. Após 12 meses, síndico e Fit Anywhere poderão negociar a continuidade da conta no aplicativo.
4 – O Banco será doado ao condomínio representado pelo síndico vencedor, para o uso de todos os condôminos e deverá haver um local coberto, com mais de 4m2 quadrados, em bom estado de conservação e de fácil acesso a todos os condôminos em que o banco deverá ficar.
5 – O condomínio vencedor do sorteio do Banco ganhará 30 dias de FIT CLASS para todos os usuários cadastrados a contar a partir da entrega do Banco Funcional.
6 – O sorteio será feito para todos os síndicos cadastrados no site e que cumprirem os requisitos da campanha. O frete da entrega do banco é grátis para a cidade de São Paulo. Demais cidades/estados, a Fit Anywhere dará até R$ 200,00 de subsídio para o frete que será por conta do ganhador.
7 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.
8 – Além do Banco Multifuncional, sortearemos 5 planos de 1 mês do FIT PERSONAL, que poderá ser transferido para um cônjuge, filho ou filha, pai ou mãe ou algum condômino.
9 – O resultado do sorteio com os ganhadores será realizado pelo Instagram da @fitanywhere.br, a partir das 18 horas do dia 15 de fevereiro de 2021, e ficará disponível por 24h.
10 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.
11 – A organização, representada pela @fitanywhere.br, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.
12 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

Candidate-se!

Acidentes em elevadores podem ser evitados

Envie seu currículo (jpg, jpeg, png, pdf, doc, docs - máx 15mb)

Download cartilha pdf

OS CAMINHOS DO AVCB-CLCB Autor: Wagner Mora