Segurança, manutenção preventiva e gestão profissional são cruciais para evitar danos como os ocorridos no Rio de Janeiro, em julho
Nos últimos dias, o Rio de Janeiro e outras cidades do mundo, tiveram incidentes envolvendo danos em elevadores, que resultaram em mortes e ferimentos. Estes eventos trágicos ressaltam a necessidade de uma manutenção preventiva rigorosa e da gestão profissional em condomínios.
De acordo com o gestor de condomínios da APSA, Vítor José, a manutenção regular de elevadores é uma exigência legal e uma prática essencial para garantir a segurança de todos. “A APSA, líder em gestão de condomínios, reforça a importância de um plano de manutenção preventiva, realizado por profissionais qualificados. O Relatório de Inspeção Anual (RIA) é uma ferramenta fundamental nesse processo, assegurando que todas as normas de segurança sejam cumpridas. Todos os síndicos têm a obrigação de garantir que as necessidades de manutenção estejam atendidas prontamente, minimizando riscos e melhorando a segurança dos moradores, pois existe uma responsabilidade civil e criminal inerente à sindicância, seja ela feita por um morador ou por um profissional ou empresa contratada. Então, manutenção preditiva é assunto de primeira ordem. Defeitos não podem ocorrer, as peças têm que ser previamente trocadas com frequência”, reforça Vítor José.
Nos condomínios em que atua, a Apsa trabalha incansavelmente para garantir a segurança e o bem-estar dos moradores. “Reforçamos a importância da escolha de prestadores de serviços qualificados e mesmo para aqueles em que atuamos apenas como administradoras recomendamos sempre que todos os condomínios realizem inspeções regulares em seus sistemas de elevadores, verificando não apenas o funcionamento, mas também a conformidade com as normas técnicas e de segurança vigentes.
“Outro ponto que merece atenção é o treinamento em caso de pane em elevadores. Os itens que precisam fazer parte desse treinamento são: a segurança dos moradores e funcionários; resposta rápida e eficiente; maximização da eficiência dos serviços de emergência; redução de danos e riscos à saúde; conformidade com normas e regulamentos e promoção de consciência e prevenção. “Com relação a procedimentos de emergência, por exemplo, temos que ter orientações claras sobre como agir em diferentes cenários, como pane total, parada brusca ou situações envolvendo pessoas presas no elevador. A comunicação precisa envolver as instruções sobre como usar sistemas de comunicação interna ou externa do elevador para pedir ajuda e informar sobre a situação. No quesito segurança pessoal, existem diretrizes para manter a calma, evitar ações precipitadas que possam piorar a situação e garantir a segurança pessoal durante uma emergência. E por fim, ressalto a importância da cooperação com autoridades e técnicos de manutenção em situações mais complexas ou de longa duração”, ensina Vítor.
A realização de treinamentos eficazes sobre como agir em casos de pane em elevadores não apenas protege a segurança e o bem-estar dos moradores e funcionários, mas também demonstra o compromisso da administradora em garantir práticas seguras e eficientes no gerenciamento do condomínio. Essa preparação pode fazer a diferença entre uma situação controlada e uma emergência potencialmente perigosa.
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Sobre a Apsa – Criada em 1931, a Apsa é referência e uma das maiores empresas do Brasil em soluções para o viver bem em propriedades urbanas. Líder no mercado nacional de administração de condomínios, conta com uma carteira de mais de 100 mil imóveis distribuídos em mais de 2,7 mil condomínios. Em locação, são cerca de 9 mil imóveis administrados. A Apsa também atua com compra e venda de imóveis. É a primeira administradora nacional digital, além de possuir rede de atendimento espalhada por várias capitais do país – Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza e Maceió.