Plataforma apresenta ferramentas e processos para promover a boa convivência com os vizinhos e um guia especial para síndicos e administradores
O aluguel por temporada é uma prática antiga e expressamente autorizada pela legislação brasileira na Lei do Inquilinato (Lei nº 8245). Recentemente, no entanto, a prática passou a ser feita também via plataformas digitais e alguns questionamentos começaram a surgir, especialmente em condomínios.
Nesse contexto, para esclarecer eventuais dúvidas que possam existir sobre o aluguel por temporada realizado via plataforma digital em condomínios, os direitos e deveres dos proprietários de imóveis, o Airbnb desenvolveu uma página dedicada ao tema Aluguel por Temporada em Condomínios.
Além de apresentar diversas ferramentas e processos oferecidos pela plataforma para promover a boa convivência com os vizinhos, a página traz também um Guia Especial para Síndicos e Administradores, que pode ser baixado em PDF para ser compartilhado com os moradores do seu condomínio.
Confira abaixo alguns tópicos do guia para síndicos e administradores:
Segurança
O Airbnb acredita que o diálogo é o melhor caminho para todos. Por isso, é importante esclarecer as dúvidas que possam existir sobre locação por temporada via plataforma digital.
Há diversas ferramentas e processos de segurança para garantir a confiança na comunidade da plataforma. Entre eles, estão:
- Protocolo Avançado de Higienização;
- Perfis de anfitriões e hóspedes;
- Sistemas para verificar a identidade de anfitriões e hóspedes;
- Sistema de avaliações e comentários;
- Pagamento seguro e 100% rastreável via cartão de crédito.
- AirCover: proteção contra danos à propriedade, responsabilidade civil e contra perda de renda;
- Central de Ajuda 24 horas com atendimento em 42 idiomas, incluindo português.
- Canal de Apoio ao Vizinho.
Para mais detalhes, acesse: airbnb.com/d/segurancaesaude.
Boa convivência em condomínios
O Airbnb apoia que as regras de convivência estabelecidas pelos condomínios sejam cumpridas por todos os moradores e locatários, e que os hóspedes sejam informados e respeitem todas as normas do condomínio.
Entre as boas práticas recomendadas aos anfitriões, está deixar uma cópia impressa das regras de uso do imóvel, por exemplo, e fornecer ao condomínio a lista de hóspedes, assim como a placa do veículo para estacionamento.
Também é importante limitar o número de hóspedes a um número compatível com o tamanho do imóvel. Veja mais informações sobre boa convivência em condomínios em: airbnb.com/d/melhorespraticas.
A página de condomínios inclui também outras seções úteis, como:
- Legislação (airbnb.com/d/legislacao);
- Destaques na Imprensa (airbnb.com/d/destaquesnaimprensa);
- Perguntas Frequentes (airbnb.com/d/perguntasfrequentes).
O Airbnb disponibiliza, ainda, os seguintes canais de atendimento 24h, 7 dias por semana:
- Central de Ajuda: airbnb.com.br/help.
- Telefones: 0800 047 5060 ou (21) 3500 3595.
Outros lançamentos recentes
Linha de Atendimento Urgente
O Airbnb acaba de anunciar a ampliação de um dos recursos de segurança mais importantes da plataforma, a Linha de Atendimento Urgente. Disponível em 11 novos idiomas, inclusive português do Brasil, esse canal conecta os usuários em 30 segundos, em média, a um integrante da equipe de Segurança do Airbnb dentro do Atendimento à Comunidade.
A Linha de Atendimento Urgente foi desenvolvida para uso durante estadias ativas no Airbnb. Por isso, aparece na Central de Segurança do aplicativo 24 horas antes do check-in e desaparece 24 horas após o check-out. Saiba mais aqui.