O fundo de reserva do condomínio tem a função primordial de resguardar a segurança financeira do condomínio. Mormente em situações emergenciais. Mas esse dinheiro não precisa ficar parado em uma conta sem rendimentos.
Existe essa possibilidade, e o condomínio tem muito a ganhar com a aplicação do fundo de reserva de forma a rentabilizá-lo.
A maioria dos valores referentes a fundo de reserva dos condomínios ficam parados em contas que não rendem absolutamente nada. Agora, imagina a possibilidade de aplicar esse valor e aumentá-lo?
Uma das alternativas é utilizar o dinheiro do fundo de reserva para aplicações em fundos de investimento ou por meio de uma corretora de investimentos.
Importante trazer a baila que o investimento a ser feito deve ser de acordo com o perfil do condomínio, ademais, o dinheiro do fundo de reserva deve ser aplicado de forma que se o condomínio precisar desse dinheiro em tempo hábil deve estar a disposição sem maiores burocracias. Entretanto, a depender do orçamento anual do condomínio, seja possível aplicar com prazos mais longos para ter mais rentabilidade.
É imperioso que, se o síndico (a) optar por aplicar o fundo de reserva deverá primeiro analisar se na convenção existe alguma vedação referente a aplicação do valor, em caso negativo, levar o tema a assembleia para votação, visto que o dinheiro é dos condôminos e o correto é que eles decidam pela aplicação ou não.