Moradores de um condomínio no bairro São Francisco, na região central de Curitiba, acolheram e tentaram resgatar uma capivara que estava andando pelas ruas da região. Durante toda a tarde deste domingo (19), pessoas que moram no edifício Versalhes tentaram dar comida e água para o bicho e procuraram ajuda de autoridades para levar o animal para um lugar seguro, mas não conseguiram qualquer tipo de apoio.
Levar a capivara para dentro do condomínio já foi uma estratégia dos moradores para evitar que a capivara fosse atropelada. “Acompanhei uma capivara desde a Rua Parnaíba até a Duque de Caxias, entre Barão de Antonina e a Inácio Lustosa, no bairro São Francisco”, disse uma vizinha depois do ocorrido nas redes sociais. Já no condomínio, segundo a moradora, a capivara “aceitou a água mas recusou a couve”.
Assista o vídeo aqui.
De acordo com uma das moradoras do bairro, a escritora Jussara Salazar, os moradores entraram em contato com todo tipo de instituição que passou pela cabeça: Bombeiros, Prefeitura de Curitiba via serviço 156, Ibama, Secretaria Estadual de Meio Ambiente… No entanto, ninguém ajudou e a capivara acabou fugindo novamente para a rua.
“Se você der de cara com uma capivara, não se assuste. Chama e Guarda Municipal e quem sabe eles lhe atendam”, diz uma moradora no Facebook. Revoltada, ela diz que não consegue compreender por que não apareceu ninguém para ajudar.
“É até possível a gente entender que áreas de proteção ambiental, parques e praças que não tem grades propiciem estes passeios ou perdas de referências geográficas. Eles podem vir por tubulações e até pelos rios. O que não podemos aceitar é que não haja o devido socorro na hora certa!”, diz ela.
Fonte: https://www.plural.jor.br/