Encomendas desencadeiam atritos nas portarias e a tecnologia pode ser a solução

Sistema de ‘smart lockers’  permite que o entregador deposite a encomenda em armários automatizados e morador seja avisado via aplicativo

Com o crescimento das compras online e a popularização dos aplicativos de delivery, os condomínios precisam se adaptar para que as encomendas não virem sinônimo de atritos entre moradores, entregadores e porteiros, e também para evitar o acúmulo de objetos nas portarias O problema tem se tornado tão grande que alguns estados como Fortaleza e Paraíba já aprovaram leis que proíbem o morador de exigir a subida do entregador.

Para o vice-presidente da BRCondosFernando Willrich, a questão vai além do debate sobre se o entregador deve subir até o apartamento do cliente para finalizar a entrega ou não. “As compras pela internet já fazem parte da rotina dos brasileiros para além dos deliverys de refeições. Agora, é preciso entender como gerenciar esse fluxo crescente de encomendas de forma segura e eficiente para todas as partes”, argumenta o executivo. Segundo a pesquisa E-commerce Trends 2024, feita pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, 62% dos consumidores fazem de duas a cinco compras online por mês, enquanto 85% dos brasileiros fazem pelo menos uma compra por mês na internet.

Fernando Willrich, vice-presidente da BRCondos

Além de estar a frente das operações da BRCondos, maior administradora de condomínios do Brasil, Fernando tem experiência como síndico profissional e é advogado com especialização no setor imobiliário. Segundo ele, é importante que sejam definidas normas condominiais a respeito das entregas feitas na portaria.

“Cada aplicativo, como Ifood e Rappi, tem suas determinações acerca de qual deve ser a atitude do entregador. Para evitar que ocorram atritos, os condomínios devem estar atentos ao que dizem as plataformas e implementar normas claras a respeito dos protocolos que devem ser seguidos por moradores e funcionários do prédio”, explica.

Porém, ele ressalta que apenas essas definições podem não ser o suficiente para dar conta do volume de pedidos que têm chegado às portarias, que também ficam repletas de compras dos mais variados itens feitas pela internet, o que pode acarretar extravios, enganos e muitos problemas para os condomínios. Por isso, soluções tecnológicas têm despontado como grandes aliadas de administradoras de condomínios.

Uma delas é o smart locker – ou armário inteligente. Com ele, o morador realiza a compra online e o entregador deposita a encomenda no armário. Quando esse depósito é feito, o morador é informado via aplicativo e pode retirar seu produto.

“Essa é uma excelente solução tanto para prédios que não possuem sistema de portaria, quanto para aqueles que têm, mas querem evitar os problemas que vêm sendo observados por esse comportamento social de aumento da opção pelo online. Também oferece maior segurança nos casos em que a entrega é de um produto perecível. Já soube de casos em que o morador pediu um produto alimentício caro, não recebeu o aviso imediato da entrega e perdeu a encomenda porque ela estragou. Com o aviso em tempo real, esse problema é evitado”, conta.

Compartilhe este conteúdo:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Email
Comentários:

Social Media

Mais Artigos

Não perca

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba os melhores conteúdos.

Categorias

Baixe já o informativo!

Violência doméstica nos condomínios

Baixe já o informativo em pdf!

PET - COMO AGIR E INTERAGIR NA ÁREA COMUM DO CONDOMÍNIO.

Versão 1
Versão 2

Baixe já o informativo!

CONDOMÍNIOS E OS CUIDADOS NO FINAL DE ANO

Conteúdo grátis

Insira um email válido para receber materiais exclusivos

Receba nossas novidades!

Conteúdos exclusivos do setor condominial.

Fornecedores Planos

Você sabia que pode ter a sua marca junto aos nossos Fornecedores? Por apenas R$ 49,90 por mês, você agrega sua marca na nossa página de Fornecedores, sendo um ótimo espaço para você receber cotações e se aproximar dos seus clientes.

Você quer mais? Calma, aqui temos a solução perfeita para a sua empresa. Caso queria agregar a sua marca em nossa HOME. O que não faltam são opções: Banner Destaque, Banner Lateral Topo, Banner Central, Banner lateral e banner central rodapé.
Confira nossos planos:

Plano Básico - logo na página de fornecedores mais pagina de contato

⦁ Banner Destaque

⦁ Banner Lateral Topo

⦁ Banner Central

⦁ Banner lateral

⦁ Banner central rodapé

Faça parte da nossa rede de fornecedores e fique visível!

Regulamento

Regras

1 – Preencher o formulário de inscrição;

2 – Curtir a foto oficial na página da Editora Bonijuris e seguir os perfis da  @editorabonijuris e @universocondominio

3 – O sorteio será feito para todos os inscritos cadastrados nesse site e que cumprirem os requisitos da campanha.

4 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.

5 – Serão sorteados 3 kits, contendo em cada um deles, 7 livros da Editora Bonijuris.  

6 – Os sorteios e divulgação dos vencedores serão realizados em três dias seguidos (27/01, 28,/01 e 29/01 de 2021) no Instagram da @editorabonijuris. Em cada dia será sorteado 01 (hum) Kit.

7 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.

8 – A organização, representada pela @editorabonijuris, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.

9 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

Regulamento

Regras

1 – Preencher o formulário de inscrição na página https://www.universocondominio.com.br/promocao-fit-anywhere/ .
2 – Curtir a foto oficial nas páginas Universo Condomínio, Fit Anywhere e Karpat Advogados (não eliminatório).
3 – O síndico que cadastrar seu condomínio autoriza a criação de uma conta com os dados do condomínio no aplicativo FIT ANYWHERE, pelo prazo de 12 meses, sem custo algum ao condomínio. Após 12 meses, síndico e Fit Anywhere poderão negociar a continuidade da conta no aplicativo.
4 – O Banco será doado ao condomínio representado pelo síndico vencedor, para o uso de todos os condôminos e deverá haver um local coberto, com mais de 4m2 quadrados, em bom estado de conservação e de fácil acesso a todos os condôminos em que o banco deverá ficar.
5 – O condomínio vencedor do sorteio do Banco ganhará 30 dias de FIT CLASS para todos os usuários cadastrados a contar a partir da entrega do Banco Funcional.
6 – O sorteio será feito para todos os síndicos cadastrados no site e que cumprirem os requisitos da campanha. O frete da entrega do banco é grátis para a cidade de São Paulo. Demais cidades/estados, a Fit Anywhere dará até R$ 200,00 de subsídio para o frete que será por conta do ganhador.
7 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.
8 – Além do Banco Multifuncional, sortearemos 5 planos de 1 mês do FIT PERSONAL, que poderá ser transferido para um cônjuge, filho ou filha, pai ou mãe ou algum condômino.
9 – O resultado do sorteio com os ganhadores será realizado pelo Instagram da @fitanywhere.br, a partir das 18 horas do dia 15 de fevereiro de 2021, e ficará disponível por 24h.
10 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.
11 – A organização, representada pela @fitanywhere.br, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.
12 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

Candidate-se!

Encomendas desencadeiam atritos nas portarias e a tecnologia pode ser a solução

Envie seu currículo (jpg, jpeg, png, pdf, doc, docs - máx 15mb)

Download cartilha pdf

OS CAMINHOS DO AVCB-CLCB Autor: Wagner Mora