Um homem francês aplicou um golpe em conterrâneos que sonhavam em morar no Brasil. A principal atração era o clima tropical e as promessas de residência em um condomínio dos sonhos em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. Segundo a reportagem do Fantástico, apresentada nesse domingo (25), Pascal Treffainguy vendeu supostos terrenos por 50 mil euros, o equivalente a R$ 250 mil, e teria lucrado mais de R$ 1 milhão com os golpes.
“Quando a gente chegou ao Brasil, a gente pensou que já ia encontrar uma estrutura comercial na região, com restaurantes. A gente pensou também que o terreno tinha sido de fato comprado, porque tinha sido anunciado que o terreno já estava reservado. Achamos que nossa casa ficaria pronta em 2021. E que tudo ia funcionar. Mas a realidade é que hoje, não existe nem o terreno, muito menos o condomínio”, afirmou uma das vítimas.
Alguns dos franceses chegaram a vir ao Brasil antes das obras ficarem prontas, e começaram a trabalhar com Treffainguy em um dos restaurantes do empresário enquanto esperavam a entrega das casas. Eles seguiram investindo no projeto que prometia um paraíso budista, cercado por natureza, apenas com estrangeiros de países que falam francês. Mas, cansados de trabalhar, pediram o investimento deles de volta e decidiram investigar quem era Pascal Treffainguy.
O suposto “empresário visionário” escondia uma longa ficha policial, incluindo uma suspeita de assassinar o ex-namorado com golpes de machado em Luxemburgo, na Europa. Depois de conhecer um brasileiro na França, se casou com ele e veio para o Brasil, onde criou um canal na internet para conquistar os interessados no condomínio que nunca existiu. Pascal Treffainguy também é acusado de ameaçar os conterrâneos que investiram no suposto empreendimento, calúnia e difamação. Além das investigações do caso na Polícia Civil, o francês tem também um processo de extradição aberto pela Polícia Federal.
Fonte: https://extra.globo.com/