Economizar energia elétrica é um desafio recorrente na vida dos brasileiros. Para pagar menos na conta de luz, muitas pessoas tem adotado medidas práticas e eficazes como utilizar lâmpadas LED em todos os cômodos.
Esse tipo de mudança costuma apresentar resultados em pouco tempo, mas nem sempre a conta de luz vem tão baixa quanto se espera. Nesses casos, o motivo pode ser a fuga de corrente elétrica.
O problema normalmente ocorre quando um condutor de fase entra em contato acidentalmente com um material de metal. A corrente elétrica então escapa pela fiação. Dessa forma, não há como ligar o disjuntor.
Além de deixar a conta de luz mais cara em até 50%, a fuga de tensão também é um perigo para quem mora na casa. Podem ocorrer curtos e até mesmo incêndios quando menos se espera.
Principais causas da fuga de tensão
-
Problemas nas instalações elétricas
-
Isolamento inadequado da fiação
-
Defeito em algum aparelho eletrônico
Passo a passo para descobrir se há fuga de tensão na sua casa
Em muitas residências é comum ocorrer o desperdício de energia por defeito na própria instalação elétrica. Para descobrir se isso está ocorrendo, basta realizar um simples teste:
-
Retire todos os eletrônicos das tomadas
-
Apague todas as lâmpadas
-
Observe se o relógio de energia continua registrando consumo
Se isso ocorrer, é porque há desperdício de energia no imóvel. Para descobrir exatamente onde está acontecendo a fuga de tensão, basta desligar a chave geral da residência. Caso o medidor pare de funcionar imediatamente, é preciso consertar a instalação elétrica porque é de lá que vem o defeito.
Como evitar desperdício de energia por fuga de tensão
-
Instale o quanto antes o Interruptor Diferencial Residual (IDRs) caso o imóvel ainda não tenha
-
Faça uma revisão periódica nas instalações elétricas de sua casa (pelo menos a cada 10 anos)
-
Faça manutenção periódica da fiação
-
Prefira fios mais grossos na hora de instalar chuveiros
-
Compre sempre os fios indicados pelos fabricantes
-
Fios desencapados são um perigo inclusive em áreas onde ocorre alagamento
-
Nunca faça emendas nos fios por conta própria (nada de durex, fita crepe, etc.)
-
Não substitua disjuntores e fusíveis por lâminas de estanhos ou qualquer outro artifício caseiro como moedas e fios
Dicas simples para pagar menos na conta de luz
Manter as instalações elétricas funcionando adequadamente irá garantir que a conta de luz não venha mais cara do que deveria. Mas existem algumas medidas simples que ajudam a economizar energia.
A simples troca da lâmpada convencional pela iluminação LED já garante até 80% de redução na conta de luz. Além disso, é recomendável optar por aparelhos com selo Procel A.
Outra dica simples é desligar sempre os eletrônicos quando não estiverem em uso. Deixá-los em stand by também consome energia. Por esse motivo, o ideal é retirar o fios da tomada.