Você que reside em condomínio, me responda uma pergunta importante para a segurança da coletividade do seu local de moradia.
Aonde você deixa o controle remoto que aciona o portão de entrada da garagem de seu prédio?
Se você respondeu que costuma levar no bolso da calça ou em bolsa, não precisa continuar a ler este artigo. Por outro lado, se tem o hábito de deixar dentro do seu carro, pois é mais prático e cômodo, então continue a leitura, porque o recado vai te surpreender.
Moradora de bairro em região nobre na Zona Sul de São Paulo contou que dias atrás, num final de tarde, deixou seu carro num estacionamento de Vallet de bar famoso. Mais tarde, ao retornar para seu condomínio, percebeu que o controle remoto, que costuma permanecer no console do auto, tinha parado de funcionar; ela não conseguia acionar o portão da garagem.
Como a guarita fica distante da entrada de autos, a moradora foi obrigada a parar seu carro na rua e dirigir-se até a portaria para solicitar a abertura do portão e a substituição do controle remoto. Foi então que veio a saber que criminosos tinham invadido o prédio horas antes se utilizando de seu controle remoto. Essa identificação foi possível pois o sistema eletrônico do prédio, localizado na guarita, armazena dados do carro, apontando também dia e hora de quem acionou o controle remoto, que é individualizado.
A conclusão que a moradora chegou, é que naquele dia havia parado seu auto em três estacionamentos privados e que em algum deles trocaram o controle remoto do prédio onde mora por outro igualzinho; portanto, ela não tinha como desconfiar.
Mas como os ladroes descobriram o endereço da vítima? Muito simples, ela mantinha no console do veículo o manual de instrução, onde também estava nota fiscal referente a recente troca de peça na revisão mecânica do auto, logicamente, seu endereço residencial constava do documento.
Portanto, o quebra cabeça foi montado. Com o controle remoto da moradora e o endereço do condomínio onde morava, tornou-se verdadeiro “mamão com açúcar” a entrada no local sem levantar suspeitas.
Fica o alerta para quem mora em condomínio!!!
Jamais deixe seu controle remoto dentro do auto, pois a subtração pode ocorrer facilmente e aí o local de moradia fica totalmente vulnerável.
Assim como não deixamos a chave de nosso apartamento ou residência dentro do automóvel, não podemos permitir que o controle remoto, que abre o portão para ingresso de auto, fique “largado” em algum canto do veículo.