Segundo a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), não houve vítimas e todas as medidas necessárias estão sendo tomadas.
O muro, que é do condomínio Gran Village Brasil I, está com a construção embargada desde outubro do ano passado por apresentar problemas de infraestrutura.
De acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), por meio da Blitz Urbana, o alvará de construção da obra foi regularmente expedido em maio de 2023, mas, a partir de denúncia feita à Defesa Civil e à Blitz Urbana, ainda em outubro de 2023, embargou a obra e autuou os responsáveis.
A Semurh ressaltou, ainda, que no último mês de dezembro, novamente a Blitz Urbana emitiu um auto de infração com aplicação, inclusive, de multas, por descumprimento de autuação.
Desde então, a obra encontrava-se embargada, até que os responsáveis cumpram com as solicitações determinadas em laudo, com base na vistoria e fiscalização.
Ainda de acordo com a Semurh, assim que tomou conhecimento do desabamento do muro nesta segunda, equipes da Blitz Urbana foram novamente ao local para apurar os fatos e, mais uma vez, tomar as medidas cabíveis.
Áreas de risco
Com a chegada do período chuvoso, aumentam os riscos de desabamentos. De acordo com a Defesa Civil de São Luís, há 72 áreas de risco sendo monitoradas na capital maranhense.
Com o início das chuvas mais intensas, o órgão está realizando trabalhos preventivos por meio de visitas técnicas e a adoção de medidas, como a colocação de lonas.
A Defesa Civil reforça, ainda, que em casos de ocorrência, a população pode acionar a Defesa Civil por meio do número 98 99107-3550.
A previsão do tempo para São Luís nos próximos dias é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Fonte: https://g1.globo.com/