A função de síndico ganhou muita importância nos últimos tempos, e isso não é diferente em Campo Grande/MS. Isso porque a figura do síndico é essencial para a boa administração de um condomínio. Hoje essa função precisa estar na mão de alguém preparado para lidar com todas as particularidades que esse cargo exige.
Ser síndico exige conhecimento e aptidão para lidar com os problemas e questões advindas da administração. É pela gestão dele que um condomínio poderá ser um sucesso ou um fracasso.
Além disso, a busca pela profissionalização, hoje, vem sendo uma exigência no mundo condominial. Não só a há uma procura por síndicos profissionais, como também, aquele que é síndico-morador precisa estar capacitado tecnicamente para desempenhar essa função com excelência.
Nesse sentido, Rodrigo Borges, principal síndico profissional do Estado, e que administra 10 condomínios entre verticais e horizontais em Mato Grosso do Sul, comenta que começou a carreira como síndico morador e buscou a profissionalização, porém poucos fazem o mesmo já que a maioria divide o tempo com demais funções e trabalhos em outras áreas; “querendo ou não a especialização demanda tempo”.
“Com certeza o profissional acaba buscando mais especializações, já que essa é a sua profissão e é de extrema importância que esteja sempre buscando conhecimento e se atualizando sobre as novidades do mercado”, comenta Borges.
Tendo esse cenário em vista, a pergunta que fica é se a sindicância profissional irá fazer com que, a longo prazo, o síndico-morador desapareça do mercado. Borges comenta que “a tendência é que diminua cada vez mais, pois o síndico-morador muitas vezes precisa dividir seu tempo com duas funções” e completa: “em Campo Grande estamos vendo uma crescente muito grande em investimento de Imóveis em condomínios, o que acaba aumentando o nosso campo de atuação. A cultura de síndico profissional aqui ainda é um pouco recente, temos alguns moradores que possuem um certo medo de ter um síndico que não mora no local. Contudo a maioria já está começando a abrir os olhos para essa nova profissão”.
O advogado especialista em direito imobiliário e questões condominiais, Dr. Breno de Oliveira Rodrigues da Karpat Sociedade de Advogados, também tem uma visão semelhante “ainda há o predomínio do síndico morador, pois muitos dos condôminos ainda encontram-se desconfiados no que tange a contratação de um síndico profissional, porém a profissão de síndico profissional foi tomando corpo e hoje se encontra em plena ascensão”.
Além disso, Rodrigues entende que o crescimento da profissionalização da sindicância no país se dá por conta de alguns fatores como: “aumento de conflitos internos durante a pandemia, dificuldade em encontrar moradores dispostos a exercer a função e a procura por uma gestão mais otimizada”.
Sobre este último ponto, Rodrigues sublinha que “nem sempre é possível encontrar um morador com essas habilidades disposto a se candidatar para a função de síndico. Sobretudo alguém que além da qualificação necessária, também possua paciência e jogo de cintura para lidar com as questões de convivência. Por isso, muitas vezes a contratação de um síndico profissional se revela mais interessante para o condomínio, em virtude da impessoalidade e imparcialidade para questões de gestão e regras, como cobrar, notificar ou multar um condômino que tem um comportamento considerado incorreto perante o condomínio, ou infringe norma interna”.
Em relação a isso, Borges pontua algumas vantagens de se optar pelo profissional, entre elas “a imparcialidade ao resolver conflitos, a busca pela atualização e conhecimento na sua área de atuação, uma carga de experiência, e a disponibilidade integral aos moradores”.
Tendo tudo isso em mente, hoje vemos que de uma forma ou outra, a busca por síndicos preparados é a tendência. De qualquer forma, ao se optar pelo caminho do profissionalismo, o condomínio precisa estar atento e pesquisar na hora de contratar um síndico. As opções no mercado são muitas e é de extrema importância que se procure entender o trabalho daquele que se quer contratar, sua experiência, conhecimento, outros clientes etc.