Especialista dá algumas dicas para quem está pensando em fechar a sacada
O fechamento de varanda em vidro pode revitalizar um ambiente por completo, proporcionando um ar de sofisticação e embelezamento a qualquer ambiente, mas poucas pessoas sabem que além da estética, também é possível adquirir proteção acústica e solar com o envidraçamento de sacadas. O investimento no serviço, que pode variar de 550 a 800 reais, de acordo com o tamanho da varanda e o produto selecionado, deve ser acompanhado da correta aplicação, para evitar prejuízos financeiros e, até mesmo, risco de vida.
Claudio Mansur, especialista em vidros há 20 anos, destaca que o envidraçamento não deve ser encarado como uma barreira de 100% contra entrada de água. Em muitos casos existem riscos de utilização de pisos de madeira instalados na sacada que não podem molhar, ou em algumas soluções onde o envidraçamento é usado como única barreira entre o ambiente externo e o dormitório de uma pessoa, por exemplo, o que pode gerar desconforto. “O sistema de fechamento de sacadas é muito eficaz, mas tem suas particularidades que devem ser levadas em consideração para não afetar a expectativa final. Soluções encontradas no mercado, como o Sistema Vão Livre que conta com diferenciais exclusivos de vedação e acabamento, possuem detalhes técnicos que auxiliam de forma considerável na eficiência do produto”, explica Mansur.
As vantagens do fechamento de sacada correto variam desde a possibilidade de controlar o clima na sua sacada, com aplicações que permitem abri-la total ou parcialmente, além da sensação de transformar o espaço fechado em vidro em uma grande sala, pois em imóveis compactos, a área da varanda não é contabilizada e pode ser fechada para a expansão do ambiente, com apresentação sem interferência visual, ou seja, sem o bloqueio da paisagem.
A aplicação do envidraçamento de sacada varia entre: o Vidro Laminado, em que a característica principal é que, em caso de quebra, os fragmentos ficam presos, oferecendo mais segurança; e o Vidro Temperado, que é mais resistente ao impacto frontal e ao quebrar, seus fragmentos caem em pequenos pedaços. No temperado para evitar o desprendimento, pode-se aplicar uma película de segurança que deverá ser presa dentro dos perfis no momento da fabricação. “Quando isso não é feito, o resultado pode ser o desprendimento total da folha de vidro, tornando-o mais perigoso do que se estivesse sem a película”, explica. O especialista também alerta que o profissional deve estar atento a procedência e a validade da película.
A compra do envidraçamento é metaforicamente atrelada à aquisição de um carro, situação na qual você fica preso à montadora, pois cada empresa tem seus diferenciais técnicos exclusivos.
O especialista apresenta algumas dicas para quem está pensando em fechar a sacada:
– Visite a empresa, não compre nada por telefone. Só assim você verá realmente se a empresa conta com uma estrutura para dar manutenção neste produto por toda a vida;
– Analise o tempo que a empresa tem no mercado, e não somente o número de reclamações. Empresas novas costumam ter zero reclamações, porém, pouca experiência de mercado;
– Pegue referências de serviços realizados;
– Veja o produto instalado, de preferência, os envidraçamentos que já foram realizados há um certo tempo;
– É essencial considerar o peso de mercado, pois isso cria uma visão mais ampla da possibilidade destas empresas continuarem a conceder a manutenção segura e necessária durante muitos anos.