Pergunta: Moro em um apartamento com meus pais no último andar de um prédio e sobre o teto passa um cano de água que vem da rua.
De um ano e meio ou dois para cá, este cano tem feito muito barulho, que ocorre sempre que passa água por ele.
O barulho ocorre devido a vibração do cano, que sempre que passa água, vibra o teto e algumas paredes do apartamento. Quando a vibração é muito forte, chega a vibrar a mesa da cozinha e a pia, além do forte barulho.
Além disso, não existe um horário fixo para o início do barulho. As vezes ele ocorre no início da manhã, no decorrer do dia e até durante a madrugada já aconteceu. Infelizmente, o problema tem tirado o sono de toda a família, pois meus pais já possuem mais de 60 anos.
A síndica do condomínio tem sido omissa perante o assunto e já chegou a dizer que o problema não tem solução e também já chegaram a dizer que, como o problema ocorre somente no nosso apartamento, não temos direito de fazer nenhuma reclamação.
Poderiam, por favor, me passar algumas orientações sobre algo que possamos fazer? (Thiago)
Resposta: Confirmado que se trata de encanamento de responsabilidade do condomínio que está prejudicando o sossego de ocupante de, pelo menos, uma unidade/apartamento, deve-se notificar formalmente o condomínio para apurar/confirmar as causas do transtorno e avaliar o que deve ser feito. Haverá necessidade de um laudo de engenharia para essa apuração e conclusão sobre qual medida corretiva deve ser tomada. Na hipótese de não haver solução amigável, pode-se mover ação judicial para cessação da perturbação. É importante que as vítimas do transtorno documentem o incômodo, seja com gravações, testemunhas e/ou, melhor, ata notarial que registre a ocorrência.