Com o dia a dia ficando cada vez mais informatizado, uma questão que ganha espaço no mundo condominial é a informatização da portaria. Porém, como isso é algo muito novo nos condomínios, muita gente ainda não sabe quais são os prós e contras de instalar esse tipo de sistema.
Conversamos com o nosso colunista, Dr. Rodrigo Karpat, especialista em direito condominial e imobiliário, que fez uma pequena lista informando quais são as vantagens e desvantagens de se trocar a portaria tradicional por este novo formato. Confira!
Vantagens:
- Custo menor se comparado a portaria tradicional onde um porteiro tem que estar presente no condomínio.
- A implantação da portaria virtual faz com que o prédio não corra riscos trabalhistas.
- Segurança. Os condomínios passam a ser monitorados 24h, além de a liberação da entrada de algum visitante ou prestador de serviço passar por um cadastramento.
Desvantagens:
- Todos os moradores devem colaborar com as regras para que o sistema funcione corretamente e não tenha falhas de segurança.
- Como qualquer sistema, este é sujeito a falhas. Claro que, se comprovado que a falha é da empresa, está deverá ser responsabilizada e assumir os prejuízos.
- Um gasto importante que vem junto com a portaria virtual é a instalação de geradores para que o serviço se mantenha em funcionamento.
- Também é necessário instalar uma série de equipamentos como: sistema de biometria, portões automáticos, câmeras de segurança com armazenamento das imagens etc.