Por Redação Sonho do Primeiro Imóvel
Os anos 60 e 70 estão de volta ao mobiliário. Modelos em estilo vintage vêm tomando espaço em decorações de interiores em pleno século 21. Uma característica que acentua o estilo é o tipo de puxador utilizado.
A arquiteta Marina Dubal, do escritório Dubal Arquitetura e Design, explica a marcante presença deste estilo nos atuais projetos e como os puxadores vintage agregam valor ao mobiliário. “Móveis vintage quebram com a seriedade de um projeto, dando charme e personalidade, sobretudo quando têm uma história de família. Os puxadores podem ser o detalhe protagonista em um móvel minimalista, por exemplo, e é possível garimpar, no mercado, um modelo que valorize o projeto e dê mais encanto ao ambiente”, explica.
Ao criar os seus móveis em estilo vintage, o designer Cioli Stancioli está sempre inovando e procura deixar o mobiliário com aspecto mais “limpo”, abrindo mão do uso de puxadores, o que também é uma característica de alguns mobiliários das décadas de 60 e 70. “Eu prefiro trabalhar de forma que você veja o móvel mais limpo. Às vezes, até tem um puxador, mas de uma forma elegante e diferente”, comenta o designer.
Em uma de suas criações, o “Aparador Fidalgo”, Cioli apresentou um mobiliário moderno, com uma “pegada” vintage, sem o uso de puxador, apenas com um orifício para abrir a porta. Segundo ele, o modelo é a mescla do lúdico com o contemporâneo. “É uma maneira diferente de acessar o móvel, abrindo gavetas ou portas de outro jeito”, exalta Cioli Stancioli.
A designer Danielle Bellini também procura utilizar móveis sem puxadores. Em um dos seus recentes projetos a designer usou esse recurso. “No home office que projetei especifiquei um móvel com gavetas sem puxadores, somente com um orifício redondo criado artesanalmente na marcenaria que permite abrir o repartimento. Optei por este recurso pois, como as gavetas são pequenas, precisam de algo mais delicado e charmoso” finaliza.
Fonte: Sonho do Primeiro Imóvel