Com alguns passos bem práticos é fácil deixar a varanda aconchegante. Dentre os cuidados na preparação, podemos destacar a impermeabilização de varanda para evitar incômodos desnecessários.
Afinal, nada mais gostoso que ir até a varanda e ver como está o dia, se sentar confortavelmente e relaxar. A varanda tem sido um espaço bastante valorizado, principalmente por ser uma forma de contemplar o mundo exterior.
Como deixar minha varanda aconchegante?
A varanda deve ser um espaço que ofereça conforto em qualquer época do ano e, portanto, existem várias maneiras especiais de decorá-la. Pode ser uma varanda gourmet, um espaço para receber amigos, ler, ouvir música ou meditar.
Para isso deve estar decorada de maneira aconchegante e preparada de forma a evitar possíveis inconvenientes.
Existem alguns passos para tornar a varanda um espaço que você queira passar muito tempo. Vamos a eles?
1º Passo: Avaliação do tamanho da varanda
Primeiramente você deve avaliar o tamanho da sua varanda para verificar qual o projeto mais adequado para ficar realmente aconchegante.
Avalie o espaço em relação à quantidade e estilo dos móveis e acessórios que você quer utilizar. De nada adianta encher a varanda e coisas e não ficar confortável.
2º Passo: Análise da estrutura da varanda
Verifique se a estrutura suporta o seu projeto. Se for a sacada de um apartamento, por exemplo, veja que tipo de elementos você pode instalar sem comprometer a estrutura ou até mesmo a fachada do prédio.
Observe se há necessidade de mudar o piso, pintar ou revestir a parede. Ainda no caso de apartamento, veja se você pretende fechar a sacada com vidro. Alguns condomínios não permitem isto.
3º Passo: Impermeabilização da varanda
A impermeabilização da varanda faz parte da análise estrutural. Porém, merece destaque porque é ela que vai livrar você de futuras dores de cabeça ou conflitos com vizinhos.
Este é um item que não pode ser deixado de fora no momento de torná-la mais aconchegante. Independentemente de como você irá decorá-la, a impermeabilização evitará que infiltrações ocorram dentro do seu apartamento ou dos vizinhos do lado e abaixo.
4º Passo: Decoração aconchegante
Esse é o momento mais gostoso. Agora você vai definir como quer decorar sua varanda. Quais móveis e acessórios vão torná-la um local onde você e sua família querem passar mais tempo.
Aqui vão algumas sugestões:
Varanda Gourmet:
Com os acessórios de cozinha adequados, você pode transformar sua varanda em um espaço gourmet. Mas para isso, lembre-se do primeiro passo e leve em conta o tamanho da varanda.
Você pode equipá-la com uma bancada contendo pia e cooktop, colocar alguns armários para armazenar louças e copos, uma churrasqueira, mesas e cadeiras. Coloque vasinhos com temperos ou até uma pequena horta.
Varanda pequena:
Não é porque é pequena que não pode ser bem aproveitada. Utilize móveis que ocupem pouco espaço, ou então, apenas uma poltrona e alguns vasos.
Pode ainda fazer um jardim vertical e aplicar alguns vasos sobre um fundo de madeira de demolição, por exemplo. Se descansar é o que você quer, uma rede pode ser a solução.
Varanda no inverno:
Você acha que está muito frio para usar a varanda? Experimente colocar um tapete, algumas almofadas e mantas e tomar um chá quentinho, curtindo o sol do inverno.
Mudou seu conceito sobre usar a varanda no inverno, não é mesmo?
Varanda quando se tem crianças:
Claro que decorar é uma delícia, mas não se esqueça do aspecto segurança. Principalmente, se você tem crianças em casa, não pense duas vezes: providencie para ontem as telas de proteção.
Com esses passos e dicas mais sua criatividade e estilo, a sua varanda vai se tornar o lugar mais aconchegante e frequentado do apartamento.
Este post é um oferecimento da equipe da Fibersals Impermeabilização.