Fornecimento de água de poço clandestino também está entre as acusações da polícia, que cumpriu mandado de busca e apreensão nesta segunda-feira
O síndico de um condomínio de Farroupilha foi preso preventivamente na manhã desta segunda-feira (12). Alexandre da Costa, 44 anos, será indiciado em investigação iniciada há mais de um ano, segundo a Polícia Civil. Ele é síndico do residencial desde 2015 e, segundo a polícia, articulou fornecimento clandestino de água aos mais de mil moradores do Alvorada I – condomínio que tem 16 blocos, cerca de 1,2 mil moradores, no bairro Monte Pascoal. Ele também foi preso sob suspeita de extorsão e ameaça. Segundo a polícia, Costa ameaçava cortar o abastecimento de água no caso de não pagamento da água, que era feito diretamente para ele
— São quase oito mil condutas passíveis de serem enquadradas como crime. Dentre elas, apropriação indébita, falsificação de documentos e ameaças aos moradores — afirmou o delegado Éderson Bilhan, que coordenou a operação deflagrada por volta das 6h30min.
Na portaria do condomínio, imagens em monitores demonstravam o uso do espaço como central de monitoramento de outros locais, até mesmo de outros municípios da região, pela empresa de segurança que o síndico também administra. Foram apreendidas durante a operação duas motocicletas e três caminhonetes da empresa. Um imóvel no nome do síndico em Arroio do Sal foi bloqueado.
Em entrevista concedida no momento da abordagem, Costa confirmou o sistema paralelo de fornecimento de água, mas disse que era de conhecimento dos moradores. Alegou que o modelo foi adotado durante a pandemia em função de muitos moradores terem o fornecimento cortado por falta de de pagamento. Ele negou as outras acusações.
Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br