Câmeras de segurança flagraram o autor passando a mão na faxineira sem o consentimento dela. Condôminos tentam impugnar o síndico
O síndico de um condomínio em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, é suspeito de ter abusado sexualmente de uma profissional de limpeza que trabalha no prédio.
Imagens de uma câmera de segurança flagraram o momento em que o síndico do Condomínio Conjunto Brasília, no bairro Taboão, passa a mão na trabalhadora sem autorização (veja aqui). Na ocasião, a mulher estava na guarita da portaria para cobrir as funções do porteiro – que havia saído do posto de trabalho.
No boletim de ocorrência (B.O.) registrado na Polícia Civil, obtido pelo Metrópoles, a faxineira informou que, além da situação flagrada no vídeo, o síndico do condomínio já a assediava com frequência e lhe pedia favores sexuais.
As imagens do assédio são do dia 19 de outubro de 2023, mas só foram obtidas pelos condôminos em novembro deste ano. De acordo com o B.O., a profissional de limpeza esperou para tornar o caso público porque tem medo do autor do crime e também teme perder o emprego.
Os moradores tentaram, por meio de uma assembleia, destituir o síndico, mas ele impugnou a destituição. Segundo fontes que preferiram não se identificar, “ele não quer sair do cargo”.
O que diz a SSP
Em nota da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o caso está sendo investigado por meio de um inquérito policial instaurado no 7º Distrito Policial de São Bernardo do Campo.
Conforme diz o texto enviado pela pasta, a vítima e o síndico já prestaram depoimento. “A autoridade policial está empenhada em ouvir as testemunhas. Outras diligências também estão sendo realizadas para esclarecer os fatos.”
O Metrópoles tentou contato com o síndico, que não se posicionou sobre a denúncia. O espaço segue aberto.