Existem medidas específicas para cada esporte, que também pede diferentes tipos de solo.
Para construir uma quadra esportiva, é necessário seguir alguns padrões e tomar cuidados para garantir a segurança e o conforto dos usuários, como a escolha do tipo de piso e a utilização de equipamentos apropriados. Algumas empresas como a Stampa, são especializadas em arquitetura esportiva e na construção de quadras esportivas de diversas modalidades. Se o objetivo da construção da quadra for apenas para recreação e lazer, não é necessário seguir as dimensões oficiais, sendo suficiente a proporção equilibrada entre os espaços para a prática de cada esporte. Mas se o desejo é ter uma quadra esportiva de acordo com os padrões internacionais, existem algumas métricas específicas para a prática de cada esporte.
Medidas oficiais de quadras esportivas
Quadra poliesportiva: 16 metros de largura por 27 metros de comprimento.
Futebol: para o futebol society, a quadra deve ter 25 metros de largura por 45 metros de comprimento, enquanto que para a modalidade de salão o indicado é que o espaço tenha 20 x 36 metros de dimensão.
Tênis: segundo os padrões internacionais, a medida deve ser 23,77 x 10,97 metros, com uma margem de segurança, que aumentará a área da quadra para 36 x 18 metros.
Peteca: a quadra deve ter 7,50 x 15 metros como medida, e a rede deve ser instalada com uma altura de 2,43 metros.
Handebol: o ideal é que a quadra possua 20 x 40 metros de dimensão, e o gol deve ter 2 metros de altura por 3 metros de largura.
Voleibol: para a prática desse esporte, o recomendado é um espaço com 9 x 18 metros, e a rede deve possuir 2,45 metros de altura.
Basquete: a quadra deve possuir 15 x 30 metros, e a cesta deve ser instalada a 3,05 metros do chão, instalada a 1,20 metros do limite da quadra.
Materiais e tipos de pisos
Para quadras de tênis, os pisos mais indicados são os de saibro ou o emborrachado. O piso asfáltico, com acabamento áspero, também pode ser utilizado, assim como em quadras de handebol, basquete e voleibol. Para o futebol de salão, o ideal são as quadras de piso rígido. Já para as quadras de futebol society, além da grama sintética, pode ser utilizado o piso de areia, que é o ideal para esta modalidade, e também é indicado para prática dos jogos de peteca.
Quadras poliesportivas podem ser construídas com piso cimentado, asfáltico, emborrachado ou de madeira, para áreas com cobertura. Esse tipo de quadra necessita de demarcações no chão para cada esporte, de acordo com as regras internacionais, pois cada modalidade possui medidas e marcas específicas, que devem possuir uma cor determinada. Para marcações do tênis, deve ser utilizada a cor branca, como também para o vôlei, e modalidades menos comuns como o badminton, squash e paddle. Já o amarelo é a cor utilizada para a marcação do handebol e o azul, do basquete.
Stampa: melhores soluções esportivas para você
A Stampa foi fundada em 1991 e atua no mercado esportivo desenvolvendo soluções na área de arquitetura e engenharia de esportes, acompanhando todos os processos de construção e manutenção de quadras esportivas, desde a preparação do piso, passando pela pintura e instalação de telas de arame e alambrados para garantir segurança oferecendo um acabamento de alta qualidade. No site da Stampa Quadras é possível saber mais sobre o nosso trabalho e solicitar mais informações ou um orçamento.