Então chegou a anual e obrigatória Assembleia Geral Ordinária do condomínio. Entre outras pautas da convocação, consta a eleição de síndico para o próximo período. E agora? Quem será?
Em tempos de crise, aumenta a dificuldade de se encontrar moradores de condomínios que se predispõem a aceitar assumir como síndico. Isto porque, além do tempo que ocupa, o cargo exige muita responsabilidade e conhecimento.
Isso faz com que aumente cada vez mais a presença de síndicos que assumem pela primeira vez. Mas, afinal, o que é preciso saber para fazer uma boa gestão?
Para que se tenha um condomínio seguro, em dia com a limpeza, organizado, e com seus moradores bem atendidos, é preciso que o síndico tome alguns cuidados especiais e tenha conhecimento, pelo menos básicos de vários assuntos.
O que o síndico precisa saber antes de assumir como síndico?
O síndico é o responsável legal por tudo o que acontece no condomínio.
Como em uma empresa, a administração precisa ter conhecimento, inclusive do Novo Código Civil, das novas Leis Trabalhistas, das obrigações contábeis e fiscais, além de noções básicas de reparos elétricos, hidráulicos e do funcionamento de elevadores, se for o caso de prédio.
Exemplificando…
Um dos maiores problemas no dia a dia de um condomínio e que o zelador enfrenta é quanto aos barulhos provocados pelos vizinhos. Seja durante as mudanças e reformas, passando pelas festas com sons altos e até mesmo os ruídos feitos por saltos altos no andar de cima.
Obedecendo o regimento interno do condomínio ou se for preciso até recorrer à Lei do Silêncio, o síndico tem que estar consciente do que precisará dar conta de uma solução eficiente e, ao mesmo tempo, amigável entre os envolvidos.
Saiba mais: 4 LEIS QUE UM BOM SÍNDICO DEVE CONHECER
Domínio sobre as receitas e despesas do condomínio
No que concerne à contabilidade, o síndico deve saber como funcionam as receitas e despesas do condomínio.
A maioria dos gastos está relacionada com a folha de pagamento, contratos de conservação e manutenção (elevadores, jardinagem, etc), consumo de água, energia elétrica.
Com informações exatas sobre a possível inadimplência, somadas à esses dados, é possível gerir um orçamento satisfatório.
Outro item bem importante, por ocasião da troca de síndico, é a atualização cadastral do condomínio. Com a ajuda da administradora, são necessárias várias atualizações cadastrais, como a certificação digital, o CNPJ da Receita Federal, certidões negativas de órgãos municipais e estaduais, bem como das autarquias e fornecedores. Com esses cuidados, preserva-se o síndico, o ex-síndico e o próprio condomínio.
Você deve saber também que o síndico é o responsável, ainda, pela manutenção de áreas e equipamentos comuns ao condomínio, fazendo a todos obedecerem o Regulamento Interno para o bom uso, e caso contrário, aplicando as multas e penalidades ali previstas.
Isso tudo não é pouca coisa. Geralmente, são muitas as áreas comuns, incluindo-se guarita, jardins, salões de festas, academia, piscinas, quadras, garagens e hall dos elevadores.
Entenda: MANUTENÇÃO CONDOMINIAL: 5 ÁREAS CUJOS CUIDADOS SÃO DE RESPONSABILIDADE DO SÍNDICO
Nesse quesito a ajuda do zelador é fundamental para um bom aproveitamento dos moradores no dia a dia do condomínio. Por isso, é fundamental saber lidar com pessoas e tirar delas o seu melhor.
Acompanhamento constante
Muito importante, também, saber acompanhar todos os seguros obrigatórios de incêndio, danos estruturais, danos elétricos, raios, vendavais, explosões, batidas de automóveis, roubos, etc.
O síndico, além de organizador e gestor, deve ser também o intermediador de possíveis conflitos e outras demandas entre os condôminos.
Isso pode ser muito facilitado com uma comunicação eficiente, através de redes sociais, comunicados, e principalmente o famoso livro de ocorrências, que deverá estar sempre disponível na portaria.
Eventuais eventos sociais, como festas e reuniões, também ajudam os moradores conhecerem-se entre si, como também os funcionários e os administradores.
Com a ajuda de uma boa administradora, constante atualização sobre novas legislações, muito boa vontade e um pouco de conhecimento, fica bem mais fácil assumir a função de síndico que, se bem exercida, é ao mesmo tempo importante e gratificante.
Este post é um oferecimento da equipe da Fibersals Impermeabilização.
Para mais informações sobre síndicos e outros assuntos condominiais veja nossos outros artigos!